16 Mar 2011

O Autor

aproarte
A APROARTE - Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes, constituída no ano de 1999 e integrando actualmente como associadas todas as Escolas Profissionais privadas de Música em actividade.

Partilhar

Ernst Shelle

Maestro de origem alemã, está actualmente radicado na Suíça.
Da sua longa e diversificada carreira musical destaca-se a sua actividade como chefe de orquestra, que iniciou em 1968 ligado às Orquestras Suíças, mantendo-se nesta actividade até 1978.
Neste mesmo ano é laureado pelo Concurso Internacional de Besançon.
De 1979 a 1984 foi director da Orquestra de Besançon.
Desde 1985 é frequentemente convidado para dirigir Orquestras em toda a Europa e, de 1990 a 1994, foi maestro convidado permanente da Orquestra de Poitou-Charentes.
A crítica tem-se manifestado da forma mais elogiosa acerca da versatilidade e correcção das suas actuações desde Mozart a Stravinski.
Recentemente dirigiu vários concertos no Festival de Inverno de Sarajevo e realizou uma gravação para CD com a Orquestra Filarmónica desta cidade.
Paralelamente à sua actividade de maestro tem desenvolvido uma intensa actividade pedagógica e participando em cursos de direcção de Orquestra.
Foi director musical da Academia Internacional de Pontarlier (França) de 1985 a 1992.
Em 1994 funda a Associação AIDIMOS (Academia Internacional de Interpretação Musical para Orquestra Sinfónica) em Saintes – França, que reúne todos os anos mais de uma centena de músicos de toda a Europa.
É também director musical de “ l’Opéra du Rhône en Valais” – Suiça, onde tem dirigido grandes produções com mais 250 executantes, tais como “La Nique à Satan” de Frank Martin, “Le petit roi qui pleure” de Emile Jacques-Dalcroze et “Carmen” de Georges Bizet.
Desde 1999 é Maestro e Director Artístico convidado da Orquestra APROARTE.

ARQUIVO

CATEGORIAS